O amanhecer na costa sul da Franca é deslumbrante, as montanhas rochosas recebendo os primeiros raios de sol, um tom avermelhado ressaltado pela penumbra do amanhecer. O vento também está intenso e o mar um pouco agitado.
O tempo mudou!!! Está mais fresquinho setembro esta mais agradável! Porém estas condições não são ideiais para desembarcar os passageiros de tender.
Apesar de Port Vendre ser um importante Porto comercial, estamos ancorados e o mais interessante é que o lugar continua com seu aspecto provinciano. O movimento do Porto não eclodiu em um crescimento desordenado. É um Porto muito antigo, onde o povo Ibero vivia e comercializava seus produtos com outros povos do mediterrâneo.
Como estamos muito perto da fronteira com a Espanha, a estória se engrelava e só nos últimos 300 anos esta área através de um tratado de paz entre a França e a Espanha passou a ser francesa. Porém na cultura se percebe a influencia catalana segundo o nosso guia 20% da população fala o catalão. Há um movimento de retorno às raízes, um incentivo de recupera-la.
O tender nos deixa no píer e cidadezinha está logo de frente. As casas são todas muito charmosas e coloridas, e também há muitos barcos o que dá um charme extra ao local. Tudo pode ser explorado a pé!
Há também a opção de tomar um trenzinho "petit train" que leva o turista a próxima cidade, passando a montanha pelos vinhedos a Colloire. Super lindo!
Ali a atração é o forte. Subindo no mesmo se tem uma linda vista panorâmica e é possível ver bem o sistema de fortificação do lugar, no alto das montanhas se vê os demais castelos que tinham esta função.
A pequena cidade se estende ao longo da baia, com lindos cafés, restaurantes e uma pequena praia, mas sem areia, é com aquelas pedrinhas "pebble stones", é bom não esquecer das Havaianas quando se vai nestas praias!
Bom, uma boa pedida aqui é comer um crepe, mas eu não resisto ao sorvete, adoro o de Cassis e Framboesa.