São 9:30 da manha e estamos saindo do Porto de Ashdod rumo ao mar morto. É um tour para a tribulação!
O mar morto é o lugar mais baixo e salgado do mundo e um dos mais visitados.
Israel tem approx. 7 milhões de habitantes e vivem uma boa situação econômica. Um território que sempre esteve de alguma forma lutando pelas suas terras, pois como esta região é um elo entre 3 continentes sempre foi um lugar de disputa!!'
O guia acaba de informar que vamos também ter uma parada em Jerusalém fica a mil metros acima do nível do mar.
40% de israel é deserto e o povo se especializou em agricultura no deserto devido as desenvolvidas técnicas de deszalinizacao. exportação esta tecnologia como também a tecnologia de irrigação. Também a comercialização de diamantes e da tecnologia de ponta. Os diamantes são importados, antes eram polidos aqui, mas agora são enviados a India para este propósito visto que lá a mao-de-obra é mais barata.
A energia vem da extração de gás natural. A produção de flores e frutas tropicais também é significativa.
No caminho se vê realmente muitas plantações com de tomate, laranja, uva, milho, oliveiras e montanhas áridas. Muitos pés de ciprestes tambem arborizam a beira da rodovia.
Recomenda o livro de Mark Twain sobre sua jornada para a terra santa para se ter uma idéia de como era aqui antes da criação do Estado de Israel em 1948.
O governo começou a arborizar as montanhas usando os desempregados para plantar as arvores! No livro de Twain este se queixa da falta de arvores!!!! Se eles viesse agora para a terra santa iria ver una paissagem mais verde!!!
Depois de uma hora de viagem chegamos a entrada de Jerusalém. O guia mostra o light train que vai ser inaugurado amanha e vai ser servir para o transporte publico. Aqui a curiosidade: a terra pertence ao governo, sua propriedade privada é a casa!!
Mais uma hora de viagem de jerusalém chegamos ao Mar Morto, vamos bem ao Sul pois os resorts ficam ali visto que mais ao Sul o mar morto é mais raso e a concentração de minerais é maior. São como grandes piscinas que foram delimitadas para o uso. Estivemos na número 5.
Primeiro comemos alguma coisa, mais leve claro e depois o programa é desfrutar do mar morto, claro que na entrada do Resort tem um shop com produtos de beleza feitos a partir dos minerais do Mar Morto. Ali até eram mais em conta. No caminho tínhamos parado mA loja que vende produtos direto da fabrica da Ahva. São bem caros! Mas era toilette stop e aproveitei para comprar um imã de geladeira e dois sabonetes! Só pelo imã já terão uma idéia dos demais preços! $6.50!!
A hora da grande Aventura chegou: trocar de roupa e e entrar no mar morto, claro não esquecendo do provedor solar pois esta quase 40 graus. Quando chego a beira da água, o calor, a claridade e o reflexo eram tantos que meus olhos ardiam e lagrimas corriam sem parar. Achei ate que não iria conseguir entrar no mar morto. Depois de alguns minutos fui me adaptando a esta nova situação e a brincadeira começou!!!
Fizemos exfoliazao, mas não se aguentA tanto sal por muito tempo. Tem duchas de agua fresca na beira do mar para tirar logo o excesso. O engraçado mesmo foi tentar nadar, não tinha jeito, o corpo acaba se virando, como uma rolha humana!!!
Essa experiência foi fantástica e recomendo a todos. O melhor mesmo seria passar a noite neste local pois assim se evita o calor escaltante do dia. Desfrutar do mar no final do dia ou no inicio da manha seria perfeito. Durante o dia o calor é tanto que mais de 15 minutos não é possível permanecer!
Nenhum comentário:
Postar um comentário