quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Kusadasi, Turkie

Chegamos a Kusadasi!!! A surpresa era que não estávamos só, sabíamos que teríamos companhia, mas não de mais cinco navios. A logística de desembarque para os tours foi o grande desafio, pois o dos outros navios estava taticamente acontecendo no mesmo horário. Apesar do grande número de navios em Porto tudo correu bem, pode-se assim dizer, pois o Porto possui infrasestrutura para uma operação como essa. O Porto tem um grande complexo que se constitui do terminal, lojas de duty free, multimarcas, cafeteiras, estacionamento e segurança.

Para se chegar a rua principal se caminha 10 minutos. Kusadasi vive do turismo, a cidade é um balneário de verão com umas das costas marítimas mais lindas e com praias ainda super limpas. No verão a cidade chega a ter meio milhão de habitantes.

Defronte a saída para a cidade estão os taxis, mais uns metros a pé se está diante do gran Bazar: um camelao com lojas de jóias, souviniers, de tapetes e muitos produtos de imitação!!!

Muitos Europeus vem passar o verão aqui, mas o grande fluxo mesmo vem dos navios para Kusadasi que é o portal de entrada para a cidade antiga de Ephesus que é o meu destino hoje no tour.

Nossa primeira parada é o Museu Arqueológico de Ephesus. Ali fomos recebidos por um arqueólogo que iria conduzir as explicações no Museu e de Ephesus. O Museu armazena as relíquias encontradas na cidade antiga como diversas estatuas, oferendas dos túmulos, materiais cirúrgicos, varias peças com inscrições que ajudam a decifrar o passado de Efesus. Uma das grandes atracões é a deusa Arthemis, antes do cristianismo era ela que reinava nestas terras e almas. Há relatos de que o apóstolo Paulo ao pregar em Ephesos e condenar a adoração de uma deusa de Madeira teria sido preso e passado alguns anos cumprindo exilado da cidade sua pena na prisão controles no alto da montanha, prisão essa foi mais tarde convertida em um Castelo.

Ela, a deusa, era a verdade para Este povo: Arthemis. Ela é a deusa da fertilidade, da mãe natureza.

Caminhar pela cidade antiga é uma grande aventura, é incorporar o espirito de Indiana Jones! E o incrível é que somente 10% da cidade foi escavada e assim já é considerado um dos maiores sítios arqueológicos do mundo.


Segundo os arqueologos, este povo já tinha conhecimento de que a terra era redonda, eram os cálculos do diâmetro somente em 4 milhas; tinham descoberto a cura para a malária, tinham já conhecimentos avançados de medicina. Perdemos muito desde conhecimento no decorrer da história e tivemos que redescobri-lo!!!

Ephesos renasce pelas mãos dos arqueologos que a expiem novamente ao sol e recolocam as pedras nos seus possíveis lugares para dar sentido a historia.








Nenhum comentário:

Postar um comentário