sábado, 15 de outubro de 2011

Naples, Italy - sábado 15 de outubro, 2011



Um dos meus habituais caminhos a bordo é ir ao sexto andar, depois do café da manha, ver o nascer do sol e hoje mais uma vez é um espetáculo! Aprecio um pouco esta vista e vou para o outro lado do qual vejo a ilha de capri, parece um crocodilo com o corpo emergindo das águas! Também é possível ver o Visuvio, imponente sobre a Baia de Nápoles.






O dia está com um brisa mais fresquinha e a temperatura ficando ente 17 e 21 graus. O outono está mostrando sua cara. E isso pode implicar em mudanças em nosso roteiro.
Na verdade nosso destino hoje era para ser Sorrento, mas como as condições do mar não estão favoráveis para o navio ancorar na baia de Sorrento, a decisão foi atracar no porto de Nápoles . As opções de tours são mantidas visto que só implica em alguns tours terem ou um pouco mais ou um pouco menos de estrada para rodar.



Entre todas as opções de visitar a ilha de Capri, ir ao sítio Arqueológico de Pompeia, visitar o Museu Nacional em Nápoles com um imenso acervo dos achados em Pompeia e Ercolaneum ou almoçar e explorar Positano e Amalfi, decidi ir no tour que visita a Villa Ariana e San Marco e uma vinícola.
Estas duas vilas fazem parte de um novo projeto de estabelecer um parque arqueológico. Na verdade falta escavar as outras vilas e criar definitivamente o parque. Depois de ter visto Pompeia, impressiona mais ainda ver a riqueza de detalhes que estão preservados nas vilas também cobertas pelas cinzas da erupção do Visuvio: são pinturas nas paredes, mosaicos, estilo arquitetônico, estátuas, etc. Pompeia retrata mais a vida urbana daquela época antes da erupção do vulcão visuvio no ano 79AD ter destruído toda esta região, sorreterrando com as cinzas as vilas, construções, e as vidas se perderam principalmente devido aos gases tóxicos. Pompeia também era na época um importante Porto e hoje fica a uma certa distancia do mar devido alteração geográfica provada pela erupção.



As vilas eram o refugio de verão para os imperadores, senadores de Roma, são construções imponentes, retratando o poder do dono. Das vilas se tem uma magnifica vista para a baia e para o Visuvios, que esta ali imponentente, lembrando-nos que pode voltar a qualquer momento e que a tragédia pode ser ainda maior do que a de 79AD visto que hoje 3 milhões de pessoas vivem ao pé da montanha.
Depois desta visita fomos a vinícola que fica no parque de proteção do Visuvios. Aqui como em torno do Mount Etna, se cultiva muitos vegetais e uvas. A terra é muito fértil e isso leva com que as pessoas corram o risco de viver em áreas de risco.





Depois de visitar a vinícola, tivemos o nosso almoço com produtos típicos da região e vinhos para acompanhar.



Riquíssimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário